Domingo, 12 de Janeiro de 2025 04:01

Política

Deputado propõe projeto para instalação de câmeras em escolas públicas de MS

Ms na Rede

22:43 12/05/2021

O deputado estadual João Henrique (PL) apresentou proposta para obrigar a instalação de sistema de segurança, baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo, nas escolas públicas estaduais do Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei 136/2021 passou a tramitar no Legislativo nesta quarta-feira (12) e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O sistema de monitoramento destina-se exclusivamente à prevenção e à apuração da autoria de atos criminosos ou nocivos à segurança da comunidade escolar e à preservação do patrimônio da escola. As câmeras devem ser instaladas de modo a permitir o amplo monitoramento das áreas de circulação internas e externas do estabelecimento.

Para preservar a privacidade dos alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino, será vedada a instalação de câmeras de vídeo em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual, bem como em salas de aula, salas de professores e outros ambientes de acesso e uso restrito na escola.

Proposta do deputado João Henrique segue para análise da CCJR. (foto: wagner guimarães)

As imagens armazenadas pelo sistema serão de responsabilidade da direção da escola e não poderão ser exibidas ou disponibilizadas a terceiros, exceto por meio de requisição formal em casos de investigação policial ou para instrução de processo administrativo ou judicial.

“O presente projeto de lei ajudará na prevenção da criminalidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da segurança nos estabelecimentos de ensino público estadual de Mato Grosso do Sul, em alusão ao ataque na creche de Santa Catarina – na cidade de Saudades, próximo ao município de Chapecó – que deixou cinco mortos, sendo uma professora, uma agente educacional e três bebês”, justificou João Henrique.

Por: https://al.ms.gov.br/Noticias/104637/deputado-propoe-projeto-para-instalacao-de-cameras-em-escolas-publicas-de-ms

Comente esta notícia