Curso em Técnicas de Observação de Aves conta com 22 participantes em Bonito
18:17 15/05/2023
ntre os dias 04 e 06 de maio foi realizado o curso de Formação em Técnicas de Observação, Identificação de Aves e Condução para Observação de Aves em Bonito-MS. Foram três dias intensos de teorias e práticas sobre observação de aves e sua aplicação no turismo e em áreas relacionadas ao meio ambiente. O público do curso foram guias e profissionais que atuam no turismo em Bonito e na Serra da Bodoquena que concluiu com 21 alunos.
O turismo de observação de aves tem alçado vôos de sucesso no Brasil e no Mato Grosso do Sul já é uma realidade. Em Bonito, durante os passeios pelos atrativos naturais, os turistas têm a oportunidade de avistarem várias espécies de aves e isto gera também a oportunidade para os guias mencionarem o nome da ave avistada ou mesmo quando são questionados pelos turistas sobre a identificação da ave observada. De acordo com os dados do Wikiaves, a maior plataforma digital sobre observação de aves brasileiras, o município aparece como o primeiro no estado em número de fotógrafos observadores de aves com 367 espécies registradas até o momento. A presença das aves é tão marcante que a ave-símbolo de Bonito, o udu-de-coroa-azul, é uma bandeira para o ecoturismo local desde 2009.
Durante o curso muitas espécies foram encontradas e marcaram o lifer de vários participantes. Lifer representa o primeiro encontro de uma pessoa com uma ave que antes era desconhecida. Passarinhar pelas áreas verdes da cidade, como a do Centro de Múltiplo Uso – CMU, as matas dos córregos urbanos e a Estrada Boiadeira renderam muitas surpresas e muitos cliques, provando o potencial para observação de aves em plena área urbana da cidade. Até o simpático udu-de-coroa-azul presenteou a todos, assim como o surpreendente urutau ganhou prolongada admiração do grupo.
O prefeito Josmail Rodrigues ficou surpreendido com os resultados obtidos e ressaltou o compromisso que a gestão possui com as políticas públicas oferecendo sempre novas oportunidades para a comunidade. “Muito importante ver o envolvimento dos profissionais que já atuam no turismo nos cursos oferecidos para o aprimoramento. Eles podem tirar muito proveito das aulas e por meio delas, criar novas oportunidades,”, disse.
A secretária de Turismo, Juliana Ferreira Salvadori, salientou a importância do Programa de Qualificação do Turismo em poder de transformação na vida das pessoas: “É gratificante ver o encantamento com a observação de aves após a conclusão desse curso e pela motivação na continuidade e pelo crescimento profissional” completou.
A instrutora do curso Maristela Benites, afirma que o turismo de observação de aves tem o papel de fortalecer o ecoturismo, gerar oportunidades econômicas para a comunidade local e o trade turístico como um todo, além de decisivamente contribuir para a educação ambiental e conservação da biodiversidade, por seu caráter não extrativista. Sem contar que é muito prazeroso perceber a vida ao nosso redor por meio das aves.
Já a professora Simone Mamede aborda que a parceria entre a Secretaria de Turismo de Bonito e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo resulta numa soma de esforços para a construção de territórios sustentáveis tendo o turismo responsável e de valor à biodiversidade como um dos pilares para a sustentabilidade.
As palavras escolhidas para representar o grupo e o momento foram amor e gratidão. Que possamos espalhar o amor pela vida, em todas as suas formas, por meio das aves.
O curso faz parte do Programa de Qualificação para o Turismo e fortalecimento do Turismo Responsável e Sustentável desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo. O projeto em sua primeira fase contou com dois cursos de formações em birdwatching, sendo um no Distrito Águas do Miranda e outro na área urbana de Bonito. Nas próximas fases serão instaladas placas de aves nas áreas verdes da cidade e a realizado um Encontro de Observação de Aves – Festival Birding Bonito.
Por: AssCom Prefeitura de Bonito.
Comente esta notícia
compartilhar