Domingo, 12 de Janeiro de 2025 00:27

Política

Convênio entre Ministério do Meio Ambiente e Jardim no Programa Lixo Zero

Ms na Rede

19:44 22/03/2021

Um dos maiores desafios atuais da humanidade é saber o que fazer com o seu lixo.  Para a maior parte das pessoas lixo é tudo aquilo que não tem mais utilidade. Dessa forma pouco importa se o lixo pode ser reaproveitado ou não. Em países desenvolvidos os resíduos sólidos são transformados em matéria-prima para as indústrias. Esse processo se chama reciclagem dos resíduos sólidos. Através da reciclagem no manejo de resíduos sólidos, é possível não somente proteger o meio ambiente como também preservá-lo.  Além disso, no mundo dos negócios a reciclagem gera emprego, renda e opções de investimento. Aqui no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

Em Jardim, com convênio firmado entre município e Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, a proposta é de modernização e ampliação dos serviços da coleta de resíduos sólidos na cidade. A parceria foi viabilizada através de um projeto feito pela equipe do Departamento de Projetos em conjunto com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, foi selecionado entre os mais de 1.590 projetos inscrito sem todo o país, onde foram contemplados apenas 21 municípios, sendo Jardim um destes por atender a diretriz do programa lixão zero.

O município foi contemplado com o valor de R$ 1.017.500,00 onde o município entrará apenas com a contrapartida de R$ 5.088,00. O investimento será destinado à melhoria e ampliação da eficiência da coleta seletiva, promovendo ações que visam prolongar o tempo de vida útil do aterro sanitário, além de promover a qualidade de vida. Para os trabalhos efetivos dentro da política pública de resíduos sólidos, foram adquiridos materiais para os trabalhos, sendo: 02 caminhões (01 compactador e 01 carga seca), 01 esteira de triagem com moega, 01 compactadora enfardeira, 20 carrinhos bag,02 balanças,01 triturador de vidros, 01 empilhadeira, 01 prensa hidráulica.

Um reforço importante para nossa estrutura local, que permitirá a composição de uma frota própria de veículos e equipamentos para a coleta, agilidade e ampliação dos nossos serviços. E ainda estão em fase de licitação: 01 empilhadeira, 06 containers metálicos e 11conjuntos de EPIS, pois esses itens fracassaram nas licitações anteriores. Ainda dentro do Projeto apresentado pelo município, há um programa de Educação e conscientização ambiental, com 04 ciclos de palestras e trabalhos educativos durante 1ano, sendo um em cada trimestre, que beneficiam escolas municipais e estaduais de Jardim, com a finalidade de tornar esses agentes os protagonistas de políticas de sustentabilidade. Vale salientar que, 02 ciclos já foram executados de forma online, devido ao advento da pandemia, em 2020.

É importante destacar a importância dessas aquisições para estruturação da UTR, que hoje é administrada pela Associação de Catadores, gerenciada pelo presidente João Marcelo da Silva. Com a execução desse projeto, o tempo de vida útil do aterro sanitário será garantido, além de promover qualidade de vida aos catadores no trabalho de triagem que passará ser mais eficiente.

Por: http://jardim.ms.gov.br/noticiasView/?id=4110

Comente esta notícia