Domingo, 11 de Janeiro de 2025 22:38

Turismo

Serra da Bodoquena tem novo impulso para preservação com apoio de R$ 5 milhões

Ms na Rede

17:26 25/11/2024

Parque Nacional da Serra da Bodoquena, um dos mais importantes ecossistemas do Pantanal, receberá R$ 5 milhões em investimentos para fortalecer sua gestão e proteção. O recurso faz parte do Programa Copaíbas, uma iniciativa que visa apoiar UC (Unidade de Conservação) na Amazônia e no Cerrado.

Nesta nova etapa, o programa ampliará seu alcance para cinco UCs federais e fortalecerá a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além da Serra da Bodoquena, também vão receber o mesmo valor os Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas, em Goiás; da Chapada das Mesas, no Maranhão; e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras, em Minas Gerais,

A iniciativa, com apoio financeiro da Noruega e gestão do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), pretende realizar diversas ações, como a aquisição de equipamentos, a sinalização de trilhas, o fortalecimento dos conselhos consultivos e a implementação de protocolos de manejo integrado do fogo.

De acordo com Paula Ceotto, gerente do Programa Copaíbas, essa ampliação permitirá um reforço ainda mais efetivo no combate ao desmatamento e na melhoria da gestão das Unidades de Conservação.

“As trocas de experiências entre os órgãos gestores, a implementação de protocolos de manejo integrado do fogo e o fortalecimento da estrutura de gestão serão fundamentais para o sucesso dessas ações”, destaca.

COPAÍBAS – O Copaíbas é um programa que visa fortalecer a gestão de Unidades de Conservação, promovendo a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa da Amazônia e do Cerrado. Além de apoiar as UCs, o programa também busca melhorar as condições de vida das populações tradicionais e povos indígenas que vivem nesses territórios.

Com a adição dos territórios federais, o Copaíbas passará a apoiar 26 unidades de conservação, oferecendo as ferramentas necessárias para que possam executar suas atividades.

Por: Gabriela Couto – Campo Grande News

Comente esta notícia