Domingo, 12 de Janeiro de 2025 10:46

Cultura

Artes nos pontos de ônibus de Bonito chamam atenção dos turistas e trazem qualidade de vida para moradores

Ms na Rede

11:44 12/04/2021

Por Carlos Arakaki

Em Bonito, Mato Grosso do Sul, quem vai para os passeios da região sudoeste, em direção à Praia da Figueira, é surpreendido com um ponto de ônibus cheio de desenhos bastante coloridos, a poucos metros após o cemitério da cidade, do lado direito da rua Monte Castelo. Recentemente, o local foi revitalizado, recebeu piso, cobertura e a arte de dois bonitenses.

Eduardo Fernando Sanches, ou simplesmente Du, 24 anos, e Ernando Jacques Sanches, 48, filho e pai respectivamente, artistas natos, vêm chamando a atenção de moradores e turistas com as pinturas em locais públicos. Outro ponto de ônibus, na rotatória que liga a capital do ecoturismo com a vizinha Bodoquena, ganhou o desenho em 3D da família Simpsons.

Ernando e Du, pai e filho artistas de Bonito-MS (foto: reprodução)

“Meu pai sempre desenhou. Quando eu tinha 5 anos, eu o observava e comecei também. Andava com um caderno e lápis para desenhar. Com o tempo fomos nos aperfeiçoando”, diz Eduardo. Os dois sempre trabalharam com pintura residencial. Mas é na arte que os corações batem mais forte. Ernando faz mosaicos também. Eduardo, encheu a parede do próprio quarto de desenhos. Em 2020, eles começaram a planejar uma forma de mostrar o trabalho para um número maior de pessoas. Foi quando resolveram, sem ajuda alguma, a pintar o ponto de ônibus na rotatória. A ideia deu tão certo que o local virou uma vitrine para novos clientes. “Deu muita repercussão positiva de uma forma que não esperávamos”, afirma Du.

Ponto de ônibus revitalizado (foto: reprodução)

Uma das pessoas que foram fisgadas pelo desenho dos Simpsons foi o empresário Rafael Braga, proprietário do Grupo Praia Parque. Praticamente todos os dias passando pelo ponto de ônibus da rua do cemitério, Rafael ficou sensibilizado pela situação do local usado por funcionários da empresa dele. “Eu via as pessoas ali esperando o ônibus. Teve um dia que estava chovendo. O pessoal não conseguia ficar na parte coberta por causa da lama e nem para fora por causa da chuva. Foi aí que resolvi refazer o ponto inteiro e chamei o Du para enriquecer com arte”, conta Braga. A obra que mostra o toboágua da Praia da Figueira e o pássaro símbolo de Bonito, o udu-de-coroa-azul, foi entregue no final de março deste ano.

Ademir Antunes, gerente de restaurante, sempre utiliza o ponto de ônibus para ir trabalhar (foto: reprodução)

Para o Ademir Antunes, gerente de restaurante, que mora pertinho do ponto de ônibus, a revitalização trouxe conforto e bem-estar. “Eu levava balde com água e rastelo para limpar. A situação era horrível. Agora está ótimo”, diz. Outra moradora que também utiliza o ponto quase todos os dias é a Aline de Oliveira Rodrigues. A garçonete chegou a mudar de local para pegar o ônibus que a leva para o trabalho, por causa das condições terríveis de antes. Hoje, ela afirma que está encantada porque quando chove não molha mais as pessoas ali. E quando está ensolarado tem uma sombra super agradável, além dos desenhos que enchem os olhos.

Quem quiser conhecer mais os trabalhos da dupla de pai e filho, no perfil do Instagram @duudoor tem várias imagens. E para orçamentos, basta entrar em contato pelos números (67) 99186-6773 e (67) 99123-3558.

Comente esta notícia