Domingo, 12 de Janeiro de 2025 07:06

Economia

Reabertura do comércio é vista com esperança por diversos setores da economia

Ms na Rede

18:25 05/04/2021

A semana iniciou com novidade para o comércio. A partir de hoje (05/04) começa a valer o novo Decreto do Governo do Estado que libera boa parte das atividades econômicas, mas exigindo o cumprimento das medidas de biossegurança.

A reabertura do comercio traz um alivio e esperança para o setor de bares e restaurantes, que ficaram fechados nos últimos 15 dias, atendendo somente por delivery. Jean Pierre, proprietário do Restaurante Juanita em Bonito-MS, comentou das dificuldades que o setor enfrentou: “O movimento noturno representa 80% da nossa rentabilidade, ficar fechado atendendo somente por delivery diminuiu nosso faturamento drasticamente. Mas estamos com uma boa expectativa com a reabertura, desde o início da pandemia adotamos protocolos rígidos de biossegurança e atendendo com 50% da capacidade, a tendência é melhorar um pouco o faturamento, como costumo dizer é melhor pingar do que secar”.

Juanita Battilani, proprietária do Restaurante Juanita, recebendo selo do Sebrae de local seguro. (foto: divulgação)

A esteticista Diana Grubert, proprietária da Corpo Belo Estética e Bem-estar, falou com otimismo a volta aos atendimentos: “A expectativa como sempre é grande, esperamos poder atender nossas clientes com a máxima responsabilidade e cuidado que já estávamos adotando antes, como trabalhamos na área da saúde tivemos poucas mudanças, visto que já tínhamos todo o cuidado com EPIS e desinfecção, mas sempre procurando melhorar e aprimorar ainda mais esses cuidados”.

Todo o trabalho de desinfecção é aplicado rigorosamente na Corpo Belo Estética e Bem-estar. (foto: divulgação)

Para Rodrigo Loureiro, presidente da ASSEB (Associação Empresarial de Bonito), a reabertura significa a economia voltando a girar, geração de emprego e esperança para os empresários e empregados. “O comércio vem seguindo à risca os protocolos de biossegurança, hoje o funcionário está mais seguro no seu local de trabalho do que em casa ou na rua, nós da ASSEB junto com a prefeitura de Bonito estamos fazendo campanhas de conscientização e tenho certeza que vamos conseguir passar por essa fase complicada para a saúde e economia”.

No novo Decreto Estadual permaneceu o toque de recolher de acordo com as “bandeiras” de cada cidade definidas pelo programa “Prosseguir”. Nas cidades de bandeiras verde, amarela e laranja vai ser mais flexível, das 22h até às 5 da manhã, já os municípios de bandeira vermelha o começo é a partir das 21h e na “cinza”, o toque de recolher permanece das 20h até às 5 da manhã.

Comente esta notícia